segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que você faz em 2400 segundos?

Tive uma professora muito singular durante a graduação. Ela disse uma vez que um bom professor consegue dar a mesma aula independente do tempo que ele tiver!
Ou ela errou, ou eu AINDA não sou uma boa professora!
Como vocês sabem fiz um curso integral, e tinha 2 aulas por dia, uma de manhã, e outra de tarde. Cada aula durava looongas infinitas e intermináveis 4 horas! E hoje eu morro de inveja desses professores!
A cada mês que passa diminuem o tempo de aula na minha escola. Agora tenho que me virar nos 40 minutos!
Tempo pra mim já é uma palavra que eu não gosto. Porque, pensa comigo, quando a gente tá triste, abatido, se sentindo um cão ab
andonado... qual a sensação? De que o tempo não passa! Se alguém por perto, ou até de longe pergunta, que horas são... você sabe a hora, o dia, a semana e o mês, na lata, e sente que o tempo é nosso pior inimigo!
Mas quando você tá feliz, se sentindo voando, você sorri pra vida e ela sorri pra você... qual a sensação? De que o tempo não pára, de que a vida passa rápido, de que o tempo é um sorvete de maracujá!!! Talvez valha a pena eu ficar triste, o tempo vai parar e me deixar conseguir explicar o que são recursos naturais, cadeia alimentar e fotossíntese numa boa em meia hora (detalhe que o professor de matemática acabou de sair da sala e tá todo mundo com equação na cabeça!). Protesto!

2 comentários:

  1. Dá uma olhada nesse artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Attention_span

    Eu tenho a impressão que aulas de 40 a 45 minutos são o ideal. Acima disso fica complicado manter a atenção no que está sendo falado.

    Aulas de 4 horas então? Prefiro ter meus intestinos comidos por um babuíno... :-P

    Não sei como aulas podem ser comparadas com apresentações normais, mas nesse link tem várias dicas: http://www.efetividade.net/category/apresentacoes/

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, é verdade, 4 horas ninguém merece! Mas o meu problema é que durante os 40 min acontecem mil coisas: o prof q tava antes demora pra sair, tenho q fazer chamada e pode parecer rapido, mas tem sala q uma embolação, daí tem o entra e sai dos q querem ir no banheiro, toca sinal de outras turmas, tem o barulho da Luiz Pequini (avenida), raramente os alunos lembram sobre o que tava sendo estudado...
    Bom, mas acho q é uma questão de me adaptar. Tem q ser aulas objetias e com algumas regras de convivência, algo mais parecido com apresentações mesmo. E com as janelas do mal fechadas!!!rs
    Obrigada!

    ResponderExcluir