quinta-feira, 10 de março de 2011

Tíbio e Perônio; May-guery e Shomey-guery

Na área das Ciências Biológicas, todos os ramos são estudados, dizem que é como um leque bem aberto. A gente estuda de tudo. Botânica, Anatomina, Fisiologia, Comportamento, Zoologia, Parasitologia, Microbiologia, etc. Mas sabe aquela história de que quando a pessoa sabe um pouco de tudo ela não sabe nada?! Pois é! Durante minha aula de Desenho de Moda (podem ver o porquê no post "Estilo MARY"), a professora estava na lousa fazendo uma ilustração de um humano com ossos. Daí começou da cabeça e foi descendo passando pelos ossos que ela conhecia e sabia o nome; passou pelo fêmur, o maior osso e chegou neles: nos ossos da perna. Engraçado porque ninguém sabe o nome deles, todo mundo só sabe que algum tempo atrás mudaram o nome mas que um dia eles se chamaram Tíbia e Perônio. E isso ninguém esquece principalmente quem nasceu na década de 80 e assistia Castelo Rá-Tim-Bum! Não é mesmo? E claro que eu também não sabia... Aliás quando entrei na faculdade eu também ouvi dizer que tinham mudado o nome, mas ninguém é tão convincente pra me fazer desaprender e esquecer o que eu tinha aprendido com os ilustres cientistas do Castelo e decorar um novo nome qualquer. Gente, vamos combinar de parar de mudar os nomes das coisas ou dar dois nomes pra uma coisa só. No Karate sofro com isso porque pra cada golpe existe pelo menos 2 ou 3 nomes diferentes, e detalhe: em japonês! Imagina?!

Um comentário: