segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A magia de falar em público


Se as coisas são inatingíveis...ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!
Mário Quintana - Espelho Mágico

Desde que eu escolhi a profissão de ser professora eu venho me questionando sobre minhas vergonhas. Quem me conhece sabe que sou toda tímida e me rotulei assim desde criança quando me escondia de baixo da saia da minha mãe. E até hoje sou vergonhosa quando faço o maior drama pra nunca ir a festas e baladas onde parece que todo mundo vê como sou esquisita e não sei dançar. Mas isso acabou para sempre desde o grande dia que assisti um debate na TV com atores e uma psicóloga. No caso, eles conversavam sobre pessoas que precisam de aprovação, que são belas e joviais e entram num estado patológico conhecido por transtorno de personalidade narcisista. E descobri que toda minha timidez é também um transtorno narcisista porque a razão do tímido se sentir tão amedrontado na frente dos outros é justamente porque ele acha que todo mundo está olhando pra ele, que só existe ele na festa, que ele é o must e por isso não consegue se soltar e ser feliz. O que eu mais gosto de fazer é dar aulas então, nada de timidez e pensamento narcisista nunca mais!

2 comentários:

  1. Demais!
    Grande Professora!
    Das que senti mais falta no colégio. As que gostam de ser!!!

    ResponderExcluir
  2. Mari, vc é a maior contadora de histórias que eu já conheci!!! Que bom que agora vc terá muitos aluninhos para ouvi-las!

    ResponderExcluir