segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma escola artesanal!

Semanas atrás um dos escritores que eu mais gosto foi ao programa do Jô. Daí foi feita a apresentação dos entrevistados e o Jô disse: tenho a honra de conversar com Rubens Alves! Na hora, defendi meu amigo: Rubem Alves! O próprio também fez cara feia e tentou corrigir lá da sua cadeira, e o Jô ficou lá da frente sem entender e depois de um tempão: Ahh, tá... Rubem, sem "s" né? Ele continuou de cara feia, claro!
Rubem Alves é minha inspiração pra ter esperança em relação a educação. Sobre minha realidade, a nossa escola é bem diferente do convencional. Temos atividades com oficineiros além das disciplinas comuns, temos atrações culturais, como teatro, música, poesia, aula de dança, de informática e contação de histórias. Coisas que só poderia imaginar no meu sonho da "Escola da Ponte"! Mas temos um grande problema de aceitação não só pelos alunos, como pelos professores e gestores. A gente ainda não se apropriou da ideia. A gente gosta do formato "linha de montagem" na educação até que todos tenham aprendido o básico pelo menos! É impossível agradar a todos! Mas tem me agradado, e muito! Na última semana assistimos uma apresentação do Teatro do Oprimido, foi ótimo, crítico, libertador, e agitou meu cérebro pra ver as coisas como elas são de verdade. Como disse um aluno do 5o termo: a escola nos ensina a viver melhor no nosso mundo, e não só o português e a matemática! Acredito que se Rubem Alves viesse visitar nossa escola, como ele fez com a escola portuguesa, ele diria que estamos no caminho certo! Mas todo mundo tem que acreditar!

"Numa terra de fugitivos aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo."
T. S. Eliot

Um comentário:

  1. Como eu fico feliz toda vez que leio algum post novo seu sobre a escola :) De verdade! Que bom que tudo esteja caminhando bem Liger! Me da muito orgulho e um calor no coração sempre que vc coloca alguma coisa que algum aluno seu disse...! Continue colocando novidades sobre o mundo da sala de aula, assim eu me sinto menos deslocada desse universo!!
    Adorei a citação do T.S. Eliot... da margem a varias interpretações, ne? um beijo grandao

    ResponderExcluir